Os Sluagh geralmente são descritos como sendo um grupo de pessoas que se movem silenciosamente e sem objetivo através do céu, ou que vagam por campos e bosques à noite. Eles podem ser reconhecidos por suas roupas rasgadas e seus olhos brilhantes, e são frequentemente associados a doenças, morte e destruição.
Alguns contos dizem que os Sluagh se alimentam de pessoas que morrem de forma violenta, enquanto outros dizem que se alimentam de qualquer pessoa que esteja morta. Também se diz que eles podem levar as almas das pessoas para o outro mundo.
O termo "Sluagh" é muitas vezes usado como sinônimo de "sídhe", que é outra palavra para fada no folclore irlandês. No entanto, o Sluagh é geralmente visto como sendo mais maligno do que o sídhe, e são frequentemente associados a coisas negativas.
Alguns estudiosos acreditam que a lenda do Sluagh foi criada para explicar a morte e a doença, enquanto outros acreditam que foi criada para assustar as pessoas e mantê-las em linha. De qualquer forma, a lenda do Sluagh continua a ser uma parte importante do folclore irlandês até hoje.